sábado, agosto 22, 2009



Quanto tempo é necessário para tornar-se parte de outro país? Ou melhor, quanto tempo vivendo em uma dita cultura é suficiente para que um vire integrante desta?


Você diria que um minuto é muito ou pouco? Depende, certo? E um ano? O mesmo! Pois eu digo que um ano foi mais que suficiente para eu chegar ao Rio e estranhar o que eu mais amava: o samba. Escutá-lo em meu Ipod no estrangeiro era sinal de "sentir-me em casa" mas estar in loco foi sinal de "sou um peixe fora d'água". Vamos à estória: Há dois meses combino com uma grande amiga que quando estivéssemos no Brasil, eu vinda da Espanha e ela da Alemanha, iríamos na quinta-feira ao Democráticos (ao Demo, como já o chamávamos intimamente há tempos atrás). Pois eis que chega o tão sonhado dia. Chopp no Bar Lagoa, táxi, Baía de Guanabara, conhecida recepcionista, Bohemia gelada........... uma gente diferente, uns sambas pouco conhecidos (ou esquecidos), salão vazio, dançarinos na pista...... resultado: mesa estrategicamente posicionada fora do espaço dedicado à dança. "Que estranho.... estou me sentindo a própria gringa" "Pois é, eu também... A realidade é outra né; acho que o Democráticos que eu imaginava estava só no meu sonho...". E para colocar a cereja no bolo um carioca, desses malandros da Lapa, se aproxima de mim e fala: "You can go, first. Oh, camarada, atende ela aí primeiro.".


Papo vai, papo vem. "Não é possível, a gente não vai deixar essa noite ser frustrada" "Não. Vamos nos aproximar, vamos agir". Tomamos posição de ataque: em pé, na circunferência da pista de dança. Pimba! O primeiro chamou uma pra dançar. A outra pensa: "Coitado dele...... e o pior, coitada de mim! O que faço agora? Tomo uma cerveja? Fico sambando no pézinho sozinha? E ago.....". Outro chama pra dançar! As duas agora na pista; clima de preocupação no ar. Medos. Estou dançando muito mal? O cara tá odiando? Vou pisar no pé dele? To paracendo uma gringa perdida? E toda a preocupação chega ao fim quando ele, que dança bem, diz no fim da primeira música: "Dançamos a próxima, né?" "Claaaaro!". Ufa, desvirginamos! E dessa vez nem doeu tanto assim.


Um comentário:

Carolina disse...

adoreeeeeeei!!!!!

em dois tempos volta ao normal, né carioquinha?