sábado, setembro 05, 2009

Arte de rua em Berlim

-----

"Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia." (Wikipédia)

O boca a boca é método conhecido por todos nós há anos para espalhar uma notícia. Também conhecido como fofoca em algumas vezes, ou um enorme prazer de contar algo à alguém, o ser humano naturalmente gosta de falar daquilo que lhe dá prazer ou lhe traz benefícios. Certamente essa característica prevalece no sexo feminino, já que os homens costumam guardar as grandes descobertas para si, a não ser que seja a conquista da mulher mais gostosa da região. Isso é notícia de capa.

As empresas têm apostado no marketing boca a boca como estratégia dentro do plano de marketing anual. As pessoas já usam isso desde sempre nas suas estratégias de publicidade pessoal. Tem uma estatística que, mais ou menos diz assim: quando você está satisfeito com algo geralmente não conta pra ninguém; mas quando está insatisfeito conta pra 7 pessoas. Ainda que os números não sejam efetivamente esses sabemos que o negativo é sempre mais prazeroso de ser espalhado aos quatro cantos do mundo.

Você prefere contar sobre um restaurante maravilhoso que foi ou sobre um prato que veio com uma barata dentro? Prefere dizer que comprou um celular novo ou que foi assaltado e levaram o seu celular? Prefere falar do pau gostoso ou daquele que quase não conseguiu ver? (Meninos, se não gostam, essa não é pra vocês, não se ofendam).

Pois assim funciona o marketing viral. As más notícias se espalham em velocidade extremamente superior. Geralmente no que se refere à performance como parceiro romântico, se a pessoa está feliz não costuma falar muito com os amigos detalhes a respeito; mas se teve uma má experiência amorosa....... meu querido, prepare-se, o nome está na boca do povo. Levando em consideração que o Rio de Janeiro é uma vila provinciana, é interessante ter a idéia do marketing viral levada em conta antes de uma atitude mal pensada, ou mal agida.

Nenhum comentário: