sábado, junho 28, 2008


Estou colecionando guias de viagem. Cada um coleciona aquilo que mais lhe apetece. A mim os guias de viagem me dão fome. Já tenho da Itália, Espanha, Europa, América do Sul, México e hoje ganhei um de Portugal e Espanha, de uma amiga (acho que essa minha nova mania de colecionar já está nítida para os amigos - não foi o primeiro guia que ganhei - Itália e Espanha também foram presente). Acho que como toda coleção que se preze, os objetos colecionáveis acabam não tendo muita utilidade além de fazerem uma bonita estante. Não estou menosprezando os guias em sua função, até porque sou a primeira a folheá-los antes de uma viagem, e inclusive são muito mais interessantes que latas, chaveiros ou cartões postais. Porém, uma bela viagem vai muito mais além dos guias. É composta de dicas de amigos, pesquisas em outros meios, intuição e sonhos. O meu planejamento, certamente o qual não será cumprido, foi composto de um pouco de tudo misturado num liquidificador pessoal e processado gerando salames enformados em excel e word.


Cada vez que vejo a minha estante de guias crescendo a vontade de conhecer o mundo sem um desses livros é maior (claro que não só por isso que essa vontade cresce). O desejo é de pegar todos, ler, devorar, saber o melhor e o pior de cada lugar e depois largar todos e se perder, sem mapa, sem língua local, apenas com a enorme vontade de conhecer e ser conhecida. Porque essas dicas todas, essas indicações todas de roteiros e albergues criam uma ansiedade interna que para ser banida só mesmo seguindo o próprio feeling.


Mas, de qualquer forma, não custa divulgar (quem sabe alguém cai na minha): se você quer ir para o leste europeu, tenho bons pacotes. Se nenhum pacote te interessar prometo indicar os melhores pontos da cidade em questão e, inclusive, bons albergues. De quebra, você tem direito a receber xerox das melhores páginas dos melhores guias da Europa; uma compilação especialmente para você.


Beijos e que te vayas bien!


Nenhum comentário: